SINEPE/RS e entidades do setor reivindicam recursos para retomada do setor
Entidade participou de eventos e audiências que debateram o tema na última semana na Assembleia Legislativa
Ciente de seu papel junto às associadas e à sociedade, o SINEPE/RS tem empreendido esforços para a retomada das atividades, a pleno, na educação do Estado. Representada pelo presidente, Oswaldo Dalpiaz, a entidade participa de movimentos e encontros que buscam a sensibilização das autoridades para trazer recursos para a retomada do setor.
“O que se faz é um pedido de socorro para essas instituições ficarem vivas e a economia girar. Tendo escola aberta, tem movimentação na cidade. Os pais se deslocam para levar as crianças, deixam na escola e vão trabalhar; os professores saem de casa; há refeições, uniformes, comida e transporte graças às escolas”, defende Dalpiaz.
No dia 3 de junho, ele participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A principal razão para o encontro foi a realidade em que se encontram as escolas de Educação Infantil, as ligadas aos cursos livres e as de Ensino Superior.
Entre as creches, o maior problema foi a inundação, impossibilitando que voltem ao trabalho. Os cursos livres, por sua vez, viram muitos alunos perderem suas casas e empregos, não podendo mais pagar pelas aulas. Já no Ensino Superior, um levantamento apresentado pelas instituições indica cerca de 25 mil alunos sem condições de arcar com as mensalidades na região afetada pelas cheias.
“Tendo em vista este cenário, resolvemos montar um grupo de trabalho para tentar, junto ao governo, a possibilidade de o poder público assumir a conta da folha de pagamento, suspender a cobrança das dívidas feitas na época da pandemia e proporcionar crédito fácil em relação à adesão e ao pagamento”, explica Dalpiaz. Segundo ele, todas as manifestações feitas no plenário apontaram para o mesmo rumo e as autoridades se mostraram sensíveis aos pedidos.
Na sequência, uma audiência online reuniu líderes do setor educacional com o deputado Marco Maia – representando o Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Além do SINEPE/RS, participaram o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman-RS), Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Sul (SINDEEDIN-RS) e Associação de Escolas e Cursos Livres (ASECLIV-RS).
Na ocasião, foi entregue uma carta com pedidos expressos, explicados e justificados. “A gente sabe que a situação é tão delicada que ele não pode garantir na hora, mas aparentemente fomos ouvidos”, conta Dalpiaz. “O que houve foi um apelo muito insistente, tanto na Assembleia Legislativa, quanto na conversa com Marco Maia, a respeito de recursos e desoneração da folha de pagamento”, resume o presidente do SINEPE/RS.