SINEPE/RS participa do lançamento do programa Retomada RS
Iniciativa pretende trazer recursos e suporte para pequenos negócios; escolas de pequeno porte podem participar
A catástrofe climática no Rio Grande do Sul não apenas destruiu casas e deixou desabrigados, mas também trouxe muitos desafios para os pequenos empreendedores. De acordo com dados do Sebrae, mais de 600 mil negócios foram impactados; somente em Porto Alegre, mais de 40 mil CNPJs ficaram submersos. Para ajudar na retomada da economia, um grupo de empresários gaúchos e paulistas se uniu para criar o “Retomada RS: Caminhos para impulsionar os negócios do RS”, uma ação que prevê o desembolso de recursos a fundo perdido por meio do Fundo SEED RS (Subsídio Emergencial para Empreendedores afetados por Desastres). As escolas particulares que se enquadram como microempresas, empresas de pequeno porte ou cooperativas podem se inscrever até o dia 15 de junho no site do projeto - https://apoia.se/retomadars O programa foi lançado no dia 01 de junho e contou com a participação do presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz.
O objetivo da iniciativa é arrecadar R$20 milhões junto a pessoas físicas e jurídicas para garantir fôlego para os pequenos negócios reiniciarem suas operações. "Se nada for feito, mais de 30% das empresas vão quebrar e o desemprego vai aumentar, gerando um problema social. Só crédito não vai resolver, pois muitos negócios não têm capacidade de repagamento. Precisamos inovar na forma de apoiar os negócios em momentos emergenciais como esse," afirma Michel Porcino, um dos idealizadores do RetomadaRS.
Além dos subsídios, a iniciativa também irá fomentar a geração de fluxo de caixa, promovendo rodadas de negócios setorizadas, conexão com potenciais compradores, campanhas online de pré-vendas, realização de feiras e criação de pontos de vendas fora do RS. A expectativa inicial do grupo é atender pelo menos 1 mil empresas, podendo ampliar conforme a captação. Cada empresa poderá receber até R$20 mil a fundo perdido, além de consultoria e apoio em gestão junto aos parceiros. Dentre os apoiadores da iniciativa estão o Sebrae-RS, Unisinos e dezenas de empresários e empreendedores gaúchos que assinam o manifesto. "Conseguimos mobilizar a comunidade de empreendedores que acredita na força do empreendedorismo gaúcho. Apoiar os pequenos negócios é fundamental para a retomada da economia e isso só será possível com a união de todos os atores," avalia Caroline Bücker, uma das lideranças do programa.
Na avaliação do presidente do SINEPE/RS, o programa deve gerar bons resultados para o Estado. “Gostei muito. Acredito em movimentos como este porque estamos em um cenário onde aqueles que têm o conhecimento e a liderança podem mobilizar as pessoas que têm recursos, a fim de ajudar a economia por meio destes pequenos negócios”, afirma Dalpiaz.