Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • “As escolas da Regional Planalto têm uma educação comprometida com a transformação social”
10/04/2024

“As escolas da Regional Planalto têm uma educação comprometida com a transformação social”

Delegada Ir. Elci Favaretto fala sobre as características e desafios para o ensino privado da região e sua atuação à frente da delegacia regional do SINEPE/RS

por Padrinho Conteúdo
“As escolas da Regional Planalto têm uma educação comprometida com a transformação social”

À frente da Regional Planalto, há cerca de uma década, a Irmã Elci Favaretto, diretora do Colégio Notre Dame, tem experiência suficiente para olhar para o passado e fazer um balanço. Ela reflete sobre os desafios e as oportunidades no trabalho de representante do SINEPE/RS junto às instituições em Passo Fundo e região.

Segundo Irmã Elci, as associadas da região têm excelente estrutura e uma filosofia de trabalho bastante humanista, voltada ao estudante e à formação de professores. “É uma educação comprometida com a transformação social”, define.

Um dos trunfos para dar continuidade a esse trabalho é a união entre as instituições de ensino, que periodicamente se reúnem, por iniciativa do SINEPE/RS, a fim de trocar experiências. Na véspera da entrevista ao site do SINEPE/RS, por exemplo, Irmã Elci havia coordenado um Giro Pedagógico que contou com 28 representantes de várias escolas – mesmo comprometimento observado nos encontros da regional.

“Esses encontros enriquecem a educação da região pelo suporte que o SINEPE/RS dá. Não conseguindo estar em todas as cidades, o delegado regional tem a função de articular, ser o porta-voz para que exista esse olhar em conjunto”, observa.

Distâncias

A principal vantagem de se ter esse braço estendido ao interior é justamente o encurtamento dos caminhos. Irmã Elci lembra que, de Passo Fundo a Porto Alegre, são mais de quatro horas de viagem. Mas, ainda que sua representatividade signifique um posto avançado da entidade, a presença da diretoria e dos assessores não é minimizada.

“O SINEPE/RS faz encontros nas regionais. Já tivemos encontros de formação e palestras. Se fosse para ir até Porto Alegre, uma ou duas escolas participariam. Como é aqui, mais próximo, mais pessoas podem participar”, saúda. Esses momentos servem para tirar dúvidas e fazer capacitação de gestores em setores como o administrativo e o jurídico, orientando as escolas sobre mudanças de legislação.

Trajetória

Nascida em Lajeado, a Irmã Elci Favaretto tem formação em Pedagogia e Administração Escolar. Antes de chegar ao Colégio Notre Dame de Passo Fundo, onde está há muitos anos, também teve experiências em instituições da mesma congregação em Brasília e Rio de Janeiro.

Como delegada do SINEPE/RS já trabalhou com os ex-presidentes Osvino Toillier e Bruno Eizerik, além do atual presidente Oswaldo Dalpiaz. De cada gestão, traz aprendizados diferentes.

A Regional Planalto engloba as cidades de Carazinho, Erechim, Getúlio Vargas, Ibirubá, Lagoa Vermelha, Marau, Nova Araçá, Não-me-toque, Passo Fundo, Sarandi e Soledade. Para fazer contato com a delegacia, o contato é o (54) 3312-2424.

“Cada Estado tem suas leis e normativas, mas os desafios de trabalhar com a educação, os adolescentes e o corpo docente são os mesmos. A gente tem de marcar presença, enquanto direção, junto a todos os grupos”, acredita.

Clique aqui para conhecer todas as regionais.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar