SINEPE/RS promove Jornada Pedagógica sobre Educação Inclusiva no dia 8 de novembro
Evento é voltado a docentes do AEE, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais

No dia 8 de novembro, o SINEPE/RS promoverá a “Jornada Pedagógica Sobre Educação Inclusiva – A Docência na Sala de Recursos Multifuncionais”. Clique aqui e faça a sua inscrição.
O evento é voltado a professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. O objetivo é refletir sobre as práticas na sala de recursos multifuncionais, a relação com a aprendizagem dos estudantes e a atuação do professor da sala de aula regular. O SINEPE/RS já discute o tema, de forma on-line, por meio do grupo de estudos Parceiros na Inclusão. Porém, se impôs a necessidade de um evento presencial para discussão, reflexão e troca de experiências.
”A ênfase desta jornada pedagógica é para aprender, discutir , socializar práticas e conhecer outras experiências além de ouvir o que os palestrantes estão trazendo”, diz a assessora pedagógica e de legislação educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto.
O evento também tratará de desafios enfrentados pelas instituições de ensino, como as expectativas das famílias sobre a atenção especializada e a necessidade da compreensão para a intencionalidade da Proposta Pedagógica da Escola.
“A Proposta Pedagógica da escola possui objetivos, ela tem um jeito de ser, de pensar educação. E, às vezes, o seu jeito de trabalhar é incoerente com o que a família acredita e deseja para o seu filho”, exemplifica Naime.
A assessora acrescenta que a escola precisa estar atenta para a necessidade da realização de planejamento flexível e adequações curriculares. O problema é que também muitas das famílias entendem que essas adequações acabam excluindo seus filhos. Outra grande dificuldade, conforme as escolas, é que em certas situações o estudante precisaria da sala de recursos multifuncionais no mesmo turno em que está frequentando a aula regular, algo que não é previsto na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
“A lei diz, ‘estudante só vai para o AEE no turno inverso’. Mas a flexibilidade e a sensibilidade, se a gente fala da escola como um espaço de aprendizagem, precisa acontecer. Não podemos sufocar a criança ou o estudante que requer outro espaço em situações pontuais, apenas para respeitar o que a lei determina. Bom senso e respeito pela vida precisam caminhar juntos quando falamos sobre educação inclusiva”, opina a assessora pedagógica.
JORNADA PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Quando - 8 de novembro
Onde - Colégio Santa Inês (Av. Protásio Alves, 2.493 - Petrópolis, Porto Alegre)
Quanto - R$ 90. Vagas limitadas
Programação
8h30 – Credenciamento
9h10 – Abertura SINEPE/RS
9h30 – “A Lei nº 13.146/2015 e o Parecer CEEd nº 001/2022 nos documentos institucionais”.
Os principais cuidados na redação da Proposta Pedagógica, Regimento Escolar e Planos Curriculares sobre o público-alvo do AEE – Por Naime Pigatto
10h30 – Intervalo
10h45 – “Atuação Pedagógica e Psicopedagógica: Diferenças e Semelhanças no trabalho com a inclusão “. Possibilidades e limites da docência na sala de recursos multifuncionais a partir do olhar da psicopedagogia – Por Denise Costa Ceroni, diretora Científica da ABPp-RS; e Fabiani Portela, conselheira vitalícia da ABPp-RS
11h25 – “Dupla Condição ou Dupla Excepcionalidade no AEE?”. Dislexia, TDAH e transtornos escolares no AEE? Como acontece o processo de inclusão de estudantes com AHSD associadas a transtornos escolares e TDAH – Por Vanessa Freitas
12h15 – Almoço
14h – “Tenho um aluno com AHSD: O que fazer?”. AEE para estudantes com indicadores de AHSD: identificação, enriquecimento e avaliação – Por Lúcia Lamb
15h – intervalo
15h15 – “Tenho um aluno com AHSD: O que fazer?” (continuação)
16h15 – “Intervenções pedagógicas com estudantes com TEA no AEE”. Estratégias pedagógicas no AEE que promovam o desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais e as competências necessárias para a sua convivência e construção de conhecimentos – Por Vanessa Freitas
17h - Encerramento